Eduardo Paes
Nenhum resultado
Mais notícias
  • Início
  • História
  • Realizações
  • Propostas
    • Assistência Social
    • Cultura
    • Educação
    • Emprego, Renda e Turismo
    • Esporte e Legado
    • Favelas e Comunidades
    • Gestão e Finanças Públicas
    • Jovem
    • Meio Ambiente e Clima
    • Mulheres
    • Ordem Pública
    • PCD
    • Saúde
    • Transporte
  • Vídeos
  • Notícias
  • Materiais
  • Participe
Eduardo Paes 55 - Prefeito
Nenhum resultado
Mais notícias
Início Política e Proteção da Mulher

Ronda Maria da Penha completa dois anos de proteção às mulheres vítimas de violência

A Ronda Maria da Penha da GM-Rio atua prioritariamente na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas e restritivas expedidas pela Justiça para defender mulheres vítimas de violência doméstica, evitando a revitimização.

Publicado por Pedro H. Lima
07/03/2023 - 11:07
Sobre Política e Proteção da Mulher
149 2
A A
A Ronda Maria da Penha foi criada para atuação direta na rede de proteção às mulheres vítimas de violência - Robert Gomes/GM

A Ronda Maria da Penha foi criada para atuação direta na rede de proteção às mulheres vítimas de violência - Robert Gomes/GM

Envie no WhatsAppFaça um Tuite

Em 12 de março de 2021, a gestão do Prefeito Eduardo Paes criou a Ronda Maria da Penha para atuação direta na rede de proteção às mulheres vítimas de violência. Prestes a completar dois anos no próximo domingo, a história do grupo de patrulhamento da Guarda Municipal (GM-Rio) dá a largada no especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que será comemorado na quarta-feira (8/3). Ao longo da semana, serão apresentados no site alguns dos serviços criados pela Prefeitura voltados para as mulheres.

– São dois anos de muito trabalho e com resultado positivo e engajamento de toda a instituição. Mais de três mil mulheres e famílias já foram atendidas, seja no acompanhamento do cumprimento das medidas protetivas ou nas situações emergenciais. São vidas protegidas e amparadas. O papel da Prefeitura é o de enfrentar essa violência – afirmou a comandante da Ronda Maria da Penha, a líder operacional Glória Maria Bastos.

A Ronda Maria da Penha da GM-Rio atua prioritariamente na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas e restritivas expedidas pela Justiça para defender mulheres vítimas de violência doméstica, evitando a revitimização. Contudo, durante o patrulhamento de rotina, os guardas municipais também podem intervir em situações flagrantes, atuando assim nas duas frentes de enfrentamento à violência contra a mulher.

Outra atuação dos guardas municipais da Ronda tem sido a da educação por meio de palestras. Tudo para tentar conscientizar os homens, combater o machismo, entre outros malefícios causados nas mulheres.

– A maior parte do nosso trabalho é o de acompanhar as medidas protetivas por meio do acordo de intenções que foi feito com o Tribunal de Justiça do Rio e com a rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Fazemos visitas domiciliares frequentemente para ver se as medidas estão sendo cumpridas e se a vítima está sendo acompanhada pela rede. Mas também somos acionados para casos que ocorrem nas ruas. Já nas palestras tratamos de diversos assuntos como, por exemplo, a desigualdade de gênero que foi construída na sociedade ao longo do tempo – disse Glória.

Na Ronda Maria da Penha, os grupos de patrulhamento são formados, geralmente, por dois homens e uma mulher, sempre em viaturas adesivadas com faixas na cor lilás e a logomarca do programa. Segundo a líder operacional da GM, a presença feminina, além de uma exigência da lei, proporciona um vínculo de confiança e acolhimento com a vítima.

– Quando a mulher rompe o ciclo da violência, ela está muito fragilizada. Muitas vezes, a vítima entra numa delegacia, hospital ou chama na sua casa e, ao ser atendida por um homem, o relato do ocorrido fica limitado. O guarda municipal masculino traz a lembrança do agressor. Com a guarda feminina, ela se sente mais à vontade para contar sua história, pois quem está ouvindo é outra mulher que sabe o que está sendo relatado – explicou a líder operacional da GM.

Atualmente, a Ronda Maria da Penha conta com 67 guardas municipais. O grupo de patrulhamento, que já atua nas zonas Sul e Norte, além do Centro, se prepara para avançar para a Zona Oeste. A GM realizou uma capacitação para ampliar sua área de atuação para a região, segundo Glória, mais crítica da cidade.

A Ronda Maria da Penha esteve presente no Sambódromo no Carnaval 2023 – Robert Gomes/GM

Sobre a capacitação dos GMs para atuarem na Ronda Maria da Penha, trata-se de um rígido processo de seleção. Inicialmente, são abertas inscrições voluntárias. Em seguida, iniciam-se duas fases: entrevistas com profissionais de psicologia e pedagogia e análise de situações processuais (administrativa e criminal). Nestes momentos, alguns candidatos já são desligados do processo.

Quem é aprovado inicia o curso para trabalhar na Ronda Maria da Penha. Assistem palestras e estudam disciplinas relacionadas com a função. A capacitação é realizada em parceria com o Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Ministério Público. Todos mandam representantes para as palestras. Os candidatos também visitam os órgãos que integram a rede de proteção às mulheres e fazem estágio com as equipes já atuantes na Ronda.

– Se percebemos algo que não se encaixa, tipo uma fala machista ou alguma atitude não condizente, o candidato pode ser desligado do curso. E o guarda municipal, quando já integra a Roda Maria da Pena, caso sinta que não está mais apto para a função, pode solicitar o desligamento e ser remanejado para outra área da Guarda Municipal – disse Glória.

Uma novidade importante surgida no ano passado, quando a Ronda Maria da Penha completou um ano, foi a criação da base operacional de Madureira. De acordo com a comandante da Ronda, a Zona Norte engloba quase 70% das mulheres assistidas.

– A base facilitou o trabalho, deu celeridade ao atendimento. É importante estamos próximos e presentes na área onde a mulher sofre a violência. E, em situações de emergência, podemos atender mais rapidamente ao chamado.

A líder operacional também destacou a importância da parceria com o Tribunal de Justiça do Rio.

– É fundamental. Os processos correm em sigilo, então só é possível atuar e acompanhar as medidas protetivas com parceria e protocolos. Antigamente, a mulher recebia a medida e não sabia o que era e o que fazer, assim ainda se sentia desprotegida. Agora, a vítima não sai de uma denúncia só com um papel na mão, mas efetivamente com uma proteção. Ela não está mais sozinha e mostramos isso para o agressor. O momento da denúncia é crítico porque o homem pode recuar, mas também pode se tornar mais agressivo. Trazemos a proteção e conectamos ela com a rede de enfrentamento à violência. Assim, ela recebe suporte na procura de um emprego, por exemplo, ou até mesmo, em casos extremos, ser encaminhada para o abrigo sigiloso – explicou Glória.

Em 2023, até o dia 2 de março, já foram registradas 2.504 ações de acolhimento (visitas, ligações e acompanhamento em geral) e 1.424 mulheres assistidas. Também foram realizadas quatro prisões.

Envie para um amigoFaça um tweet117Compartilhar

O trabalho segue. O Rio avança.

Sob parceria do governo Paes, Disque-Denúncia está ajudando mais mulheres vítimas de violência

Sob parceria do governo Paes, Disque-Denúncia está ajudando mais mulheres vítimas de violência

26/08/2024
Prefeitura abre 20 mil vagas gratuitas em cursos em parceria com o Google

Prefeitura abre 20 mil vagas gratuitas em cursos em parceria com o Google

21/06/2024

Prefeitura do Rio homenageia sete mulheres com o Prêmio Glória Maria

25/07/2023

Gestão Paes: Secretaria da Mulher abre 9 mil vagas para cursos de capacitação

28/04/2023

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

É amor, é trabalho,
é mais pelo Rio.

Eduardo Paes 55 - Prefeito | CNPJ: 56.507.393/0001-89
Coligação É O RIO SEGUINDO EM FRENTE: PSD, Solidariedade, Podemos, Avante, Agir, PDT, PSB, PRD, DC e Federação PT/PV/PCdoB.

Welcome Back!

Acesse sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Eduardo Paes 55 - Prefeito
Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Mais notícias
  • Início
  • História
  • Realizações
  • Propostas
    • Assistência Social
    • Cultura
    • Educação
    • Emprego, Renda e Turismo
    • Esporte e Legado
    • Favelas e Comunidades
    • Gestão e Finanças Públicas
    • Jovem
    • Meio Ambiente e Clima
    • Mulheres
    • Ordem Pública
    • PCD
    • Saúde
    • Transporte
  • Vídeos
  • Notícias
  • Materiais
  • Participe

Eduardo Paes 55 - Prefeito | CNPJ: 56.507.393/0001-89
Coligação É O RIO SEGUINDO EM FRENTE: PSD, Solidariedade, Podemos, Avante, Agir, PDT, PSB, PRD, DC e Federação PT/PV/PCdoB.