O candidato à reeleição a prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), visitou, na tarde desta sexta-feira (04/10), a Escola Municipal Roberto Coelho, em Santa Cruz, na Zona Oeste. A unidade lidera o ranking municipal do Ideb 2024. Durante a visita, Paes garantiu que, se reeleito vai continuar investindo na valorização e capacitação dos profissionais da educação, infraestrutura das unidades escolares e ampliação no número de vagas em toda a rede municipal de ensino.
Estamos na escola campeã do IDEB do município, que superou muito a meta estabelecida. Isso aqui é um exemplo, é o modelo que a gente quer para o nosso ensino. Nós queremos, no próximo mandato, trabalhar para fazer o Rio campeão brasileiro nas capitais do IDEB. A gente avançou muito esse ano, mas queremos chegar ao primeiro lugar. E para isso, a gente vai cada vez mais apostar nas escolas. Vamos fazer mais 13 mil vagas em creche, o déficit que a gente tem hoje está entre 7, 8 mil vagas e para que possam ser supridos, a gente já está olhando também para uma futura demanda.
Vamos aumentar o número de mediadores para as crianças que sofrem do espectro autista, ou seja, nós temos hoje uma proporção de um mediador para cada quatro crianças, e vamos passar de um para cada três crianças. Vamos ampliar o número de GETs, o nosso ginásio educacional tecnológico, sair de 200, para 500, ou seja, fazer mais 300 GETs. Atualmente temos 50% e vamos chegar a 70% das escolas em tempo integral. Então, a nossa aposta vai ser na educação, porque a gente sabe que a educação é a maneira que a gente encontra para diminuir as profundas desigualdades. A gente quer que as crianças das escolas públicas tenham as mesmas oportunidades que as crianças que têm acesso ao ensino privado. – Destaca Eduardo Paes
A rede municipal do Rio conquistou o maior crescimento percentual na nota (+12%) da avaliação que compõe o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre todas as capitais do país. O avanço nos chamados Anos Iniciais, que recebem alunos do 1º ao 5º ano é significativo, por alcançar um dos períodos mais importante da vida escolar, que é a alfabetização.
Nos anos finais, foi o quinto maior salto na nota (+5%) entre todas as capitais. A rede municipal do Rio é responsável pelo ensino fundamental do 1° ao 9° ano.
O grande destaque da rede, foi a Escola Municipal Roberto Coelho, localizada em uma região menos favorecida da cidade, a unidade com 325 alunos do 1º ao 5º ano, alcançou o primeiro lugar no ranking municipal do Ideb 2024. A nota da escola subiu de 3,1, no Ideb de 2007, para a primeira posição, com nota 8,5, neste ano, entre as escolas municipais da cidade.
Os dados divulgados pelo Ministério da Educação apontam que a rede municipal do Rio nunca alcançou notas tão altas. Nos Anos Iniciais, o Ideb da rede carioca chegou a 6,0, maior resultado da série histórica, iniciada em 2005. Nos Anos Finais, o Rio chegou a 5,2, outro resultado inédito.
O bom resultado nas avaliações seguidas também recebeu destaque. O crescimento entre 2021 e 2023, nos Anos Iniciais, é o maior aumento registrado entre as avaliações desde 2009. Tanto nos Anos Iniciais quanto finais, o Rio de Janeiro alcançou as melhores notas de toda a série histórica.
A evolução da qualidade do ensino na rede carioca aparece também nos dados da avaliação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação, e são referentes a 2023. Os índices apontam que o Rio atingiu números maiores do que os registrados no período pré-pandemia.
Evasão Escolar
A rede municipal de ensino do Rio alcançou, em 2023, a menor taxa de abandono escolar da história (0,3%), em todos os segmentos, o que também reflete no Ideb.
Nos últimos quatro anos diversas ações de combate à evasão escolar foram implantadas pela prefeitura. Como forma de atrair e incentivar a participação dos alunos, a rede promove atividades como as olimpíadas de matemática, e viagens de cunho educacional. Para melhorar o ambiente escolar, foram investidos mais de R$ 500 milhões diretamente nas unidades escolares. Além de todo o investimento na criação de escolas tecnológicas, cujo modelo educacional segue a abordagem STEAM (com foco em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) e incentiva projetos interdisciplinares. E ainda várias iniciativas de apoio pedagógico aos alunos, como o reforço escolar.
Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Rede Municipal de Educação
A rede municipal de educação do Rio, conta hoje com 1.557 escolas, sendo 200 Ginásios Educacionais Tecnológicos, cerca de 650 mil alunos, e mais de 56 mil profissionais da educação, destes 36 mil professores. A educação especial também apresenta recorde histórico, são mais de sete mil profissionais, um profissional para cada quatro alunos, fazem um acompanhamento especializado dos alunos com necessidades especiais.
A atual gestão abriu nos últimos quatro anos, mais de 24 mil novas vagas, entre creches parceiras e unidades da rede, além de aumentar de 28% para 97% o número de salas climatizadas, dando mais conforto a alunos e profissionais. São servidas ainda, mais de 1 milhão de refeições diariamente.